Mercado Emergente
Perante um contexto de mudança de ambiente e de paradigmas de gestão empresarial, a ideia de desenvolvimento estratégico com base no Interim Management surgiu em Portugal como uma aposta inovadora.
A República de Portugal, situada na Península Ibérica, aderiu à União Europeia em 1986 e situa-se economicamente na faixa média dos países prósperos. A economia portuguesa costumava ter um forte enfoque agrícola, mas a indústria e especialmente os serviços tomaram agora esse lugar.
Para as empresas que têm ou estão a considerar estabelecer-se em Portugal, é bom saber que a SMW, com a chegada da Acumen como parceira, pode desempenhar um excelente papel na necessidade de Gestão Interina. Além disso, há tarefas desafiantes à frente para gestores experientes em Portugal ou gestores de fora de Portugal que querem usar a sua especialidade aqui.
Neste white paper, a Acumen explica as oportunidades e possibilidades para ambos os grupos-alvo em Portugal.
Entrada no Mercado
Para os recém-chegados, os Interim Managers têm frequentemente um impacto muito positivo. Desempenham frequentemente um papel crucial na entrada no mercado com novos produtos e serviços, com ou sem a sua sucursal local. Posteriormente, contribuem para o crescimento do negócio.
Além disso, as empresas já estabelecidas em Portugal estão a recorrer cada vez mais a Interim Managers porque têm mais experiência a nível comercial do que os profissionais da própria empresa. Como resultado, as mudanças correm melhor, os projectos ou transformações são concluídos e a eficiência aumenta. Devido a cargos e projectos anteriores em várias outras empresas, os Interim Managers têm uma vasta experiência e estão habituados a aplicar os seus conhecimentos de forma adequada.
A Gestão Interina é benéfica e, portanto, vale a pena considerar se os actuais funcionários da empresa não tiverem a experiência necessária para fazer as mudanças necessárias ou se não tiverem tempo.
Papel Estratégicos
Muitas empresas portuguesas podem recorrer ao Interim Management da mesma forma que recorrem a outros consultores profissionais. Por isso, fazem parte da estratégia de recursos humanos de muitas organizações. As mudanças tecnológicas internas e os desenvolvimentos do mercado externo provocam a necessidade de um elevado grau de flexibilidade nos colaboradores. O Interim Management também prova que este serviço é uma ferramenta valiosa para muitas empresas neste contexto.
Competitividade
Os Interim Managers experientes podem utilizar a sua vasta experiência na sua função temporária para ajudar um cliente melhorar a sua posição competitiva.
Os Interim Managers podem desempenhar um papel crucial no crescimento das receitas, aumentando assim o cross ou upsell de produtos e serviços, o que leva ao desenvolvimento de novas estratégias de preços e entra em novos segmentos de mercados e obtém maior acesso aos canais de distribuição.
Em termos de otimização de custos, o Gestor Interino pode desenvolver uma infraestrutura integrada internamente para eliminar funções repetitivas, integrar processos operacionais e reforçar o poder de negociação com os fornecedores. O objetivo é muitas vezes melhorar a gestão de inventário e aumentar a eficiência e a reorganização das instalações e do equipamento.
Gestão de Projetos
Com os novos colaboradores num emprego a longo prazo, é necessário mais tempo até que tenham as competências e aptidões específicas necessárias. No caso de um determinado projeto, este tempo é muitas vezes escasso, sendo necessária uma pessoa com o historial desejado que possa começar imediatamente a atingir os objectivos definidos. Os Interim Managers são utilizados em projectos de curta duração para trazer a concentração e dedicação necessárias a qualquer projeto.
Gestão de crises
Na gestão de crises, os Interim Managers são muitas vezes considerados especialistas. Em tempos de mudança, algumas empresas são quase obrigadas a transformar-se. A transformação está associada à redução do número de funcionários e ao adiamento de investimentos.
Interim Management é a solução ideal em tempos de crise. Os gestores interinos são destacáveis por um determinado período, apoiando e reestruturando e encontrando mudanças adequadas. A sua experiência em matéria de desenvolvimento de competências, de resolução de problemas e de ação rápida e eficaz é quase sempre mais curta do que a da maioria dos gestores de linha. Um Interim Manager participa num projeto sem estar emocionalmente ligado à empresa, o que proporciona a distância necessária para encontrar as medidas de mudança adequadas.
Em poucas palavras
Interim Management cria valor em tempos de crise, declínio ou crescimento, fornecendo às organizações uma nova perspetiva. A disponibilidade das competências desejadas é temporária e permite alcançar a posição em que a empresa pretende estar.
Razões para a contratar Interim Managers.
- solução de continuidade a curto prazo
- colmatar a entrada de um novo colaborador
- gravidez, paternidade, acidente, licença de ausência
- gestão ou aceleração da mudança
- implementação acelerada de um novo projeto ou conceito
- celebração de contratos plurianuais
- definição de cooperação, parcerias ou joint ventures
- gestão de reorganizações
- redimensionamento, fusão, integração ou aquisição